† † Feliz Natal † †

Image and video hosting by TinyPic

09 fevereiro 2012

O que é o Stigmata?


O filme Stigmata (Stigmata, EUA,1999 com Patrícia Arquete) colocou ao público uma questão que estava esquecida há muito tempo. O que é stigmata e por que acontece? Quem são os escolhidos?


Stigmata é a presença de ferimentos (chagas) semelhantes aos de Cristo. Os estigmas não tem explicação científica, e não são necessariamente as pessoas que tem fé que recebem esse dom. 


Essa é a forma mais forte do poder divino. Pessoas que sofreram essa benção (pois elas juram que não infeccionam e não incomodam) tem sua fé reforçada e conseguem tirar suas conclusões baseadas no que viveram antes e depois da aparição das feridas. O filme retrata uma imagem obscura do fato, mas na realidade não é bem assim que acontece/funciona. As pessoas que foram estigmatizadas afirmam ter sido "Instrumento da palavra de Deus", pois todas elas dizem ter recebido uma imagem, ou voz que revelasse algo sobre ela e sua fé. 


Conheça agora duas pessoas que receberam realmente o Stigmata: 


São Francisco de Assis 
- É o primeiro caso registrado de alguém que recebeu as cinco chagas de Cristo. São Francisco era um jovem que tinha tudo na vida: roupas, dinheiro, terras e muito mais. 


Certo dia porém, quando passava pela capela de São Damião, ouviu a seguinte frase vinda da cruz: "Francisco, não vê que minha casa está em ruínas? Vá, repara-a para mim!". Depois desse dia, São Francisco decidiu viver com os pobres, leprosos e sair pregando o Evangelho. 


Passado algum tempo, alguns de seus seguidores quiseram ditar novas regras e Francisco, seguido de Frei Leão, retirou-se para o monte Alverne, no qual passou quarenta dias jejuando e orando. Um dia ele decidiu subir até um ponto mais alto do monte, sozinho, e pediu a Frei leão que ficasse onde estava e orasse bastante. Francisco, já desesperado, gritava a Deus que se comunicasse com Ele, para entender melhor o que Deus queria dele. 


Foi quando Deus mandou-lhe as cinco chagas, para que Francisco sofresse como Jesus sofreu. Isso transmitiu uma alegria infinita, da qual, a princípio, só Frei Leão sabia. Francisco não conseguiu esconder o milagre que havia lhe acontecido e pouco antes de morrer, aos 43 anos de idade, compôs o Cântico das Criaturas, sua última composição 


Giorgio Bongiovanni 
 - É um dos poucos casos de um estigmatizado vivo. De acordo com suas próprias palavras, há 10 anos, no dia 5 de abril, ele diz ter recebido uma visita da mãe de Cristo. 


Ela estava rodeada por uma luz e lhe disse: "Giorgio, meu filho, sou Maria. Tú és minha última esperança. Escuta-me, pois tenho que confiar-te uma missão. Prepara-te e tenha fé. 


"Desde então, ele vem recebendo mensagens da Virgem Maria, e se preparando para o que viesse pela frente. Em agosto de 1989, numa peregrinação ao Santuário de Fátima, em Portugal, Maria deu a Bongiovanni uma mensagem de agradecimento e um aviso: quando o Apocalipse estivesse chegando, ele seria avisado e todos que olhassem para ele acreditariam em sua mensagem. 


Naquele momento saíram do peito da Virgem Maria dois raios de luz, que atingiram as mãos de Giorgio. Estas foram as duas primeiras de suas seis chagas ou estigmas, espalhadas pelas mãos, pés, peito e testa, essa última em forma de cruz. De acordo com estudiosos do mundo inteiro, o sangue se comporta diferente do resto do corpo. As chagas estão sempre abertas e nunca inflamam ou sequer infeccionam e ainda possuem um leve aroma de rosas. Um sangramento normal demora de 2 a 3 minutos para cicatrizar, as de Bongiovanni levam de 7 a 8. Por isso ele afirma: "As chagas do meu corpo são iguais às de Cristo"

Um comentário:

  1. Impressionante!
    Eu vi e revi o filme "Estigmata", muits vezes.
    "Não me encontrará em um templo ou uma casa, corte um pedaço de pau, e lá estarei eu, levente uma pedra e me encontrarás!"
    Parabéns pela materia Dallia querida!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...